18/05/2016

ITV realiza seminário sobre Mudanças Climáticas Regionais em parceria com o INPE

No dia 11 de maio o ITV convidou o Dr. Lincoln Alves, pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o seminário “Cenários de Mudanças Climáticas Regionais”.

O seminário teve como objetivo apresentar os estudos climáticos e geração de cenários climáticos regionais no Brasil desenvolvidos pelo CCST/INPE de forma a compreender os componentes do sistema climático e suas interações e gerar conhecimento para fazer sofisticadas projeções do clima futuro, a fim de fornecer aos formuladores de políticas evidências científicas das mudanças climáticas e de seus possíveis impactos no Brasil.

Segundo o pesquisador do grupo de pesquisa de Meteorologia e Mudança do Clima do ITV, Everaldo Barreiros, “o evento foi importante para a sinergia entre os Institutos, como forma de buscar ferramentas científicas avançadas para a simulação e análise do clima em escala regional. Durante a visita do Dr. Lincoln, foi estabelecida uma agenda de pesquisa para o uso do PRECIS (desenvolvido pelo Reino Unido e considerado o estado-da-arte em simulação do sistema terrestre) para a geração de cenários climáticos nas áreas operacionais do sistema norte (Pará e Maranhão) e sul/sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) da Vale. Com isso, será possível elaborar projeções climáticas futuras que serão úteis ao planejamento de médio e longo prazo e análises de riscos futuros das atividades de operação e logística da Vale”.