15/12/2017

Acaba de ser lançado, na sede do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em Belém, o livro “Paisagens e Plantas de Carajás”, que trata da evolução da Serra dos Carajás e de suas plantas, com ênfase na Canga da Floresta Nacional de Carajás. A intenção da pesquisa é construir um rico e sistematizado estudo sobre este importante bioma amazônico, visando diminuir os impactos ambientais e preservar a fauna e flora locais.

O livro foi organizado pela pesquisadora botânica Daniela Zappi juntamente com os pesquisadores Pedro Walfir Martins Sousa, Clovis Maurity, Ana Maria Giulietti, Vera Fonseca, Guilherme Oliveira, Rodolfo Jaffe, do ITV e Pedro Viana e Nara Mota, que integram o Museu Paraense Emilio Goeldi.

Antes de chegar à Belém, o livro foi divulgado em várias localidades. No dia 29 de novembro foi feita a apresentação da edição para participantes do Congresso XI Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e para a equipe de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental da Vale na Mina de Águas Claras, Nova Lima (MG). Posteriormente, no dia 14 de dezembro, o livro foi apresentado no auditório do Parque Zoobotânico de Carajás, na Serra dos Carajás, em Parauapebas.

Para o gerente-executivo de Licenciamento Ambiental de Ferrosos, Rodrigo Dutra Amaral, “essa publicação é uma importante contribuição da Vale para a sociedade. O livro poderá ser usado em escolas, bibliotecas pelo público em geral, materializando mais algumas das nossas iniciativas para uma mineração sustentável”.

Embora a edição traga o rigor da pesquisa científica, o assunto é abordado de forma mais leve, como explica a pesquisadora Vera Fonseca, coordenadora da área de Biodiversidade e Serviços do ITV: “em todos os capítulos, fazemos a ponte entre o conhecimento da academia e o interesse geral sobre o tema, mas sem dúvida, as ilustrações e fotografias ajudam a tornar mais próximo este conhecimento do grande público”, observa a pesquisadora.

Clique aqui e faça o download do livro.