10/03/2017 Ensino

Instituto Tecnológico Vale inicia segunda turma de mestrado profissional em Ouro Preto

“Oportunidades e Desafios para a Inovação no Brasil” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Álvaro Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação na aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos em Mineração. O curso é realizado em parceria do Instituto Tecnológico Vale (ITV) com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo sido recomendado pela Capes em dezembro de 2015.  A solenidade aconteceu no último dia 10 de março, em Ouro Preto, com as presenças dos 18 novos alunos, acadêmicos, pesquisadores e executivos da Vale.

14-03Reitora abertura

Cláudia Lima (Reitora da UFOP) e Sandoval Carneiro
(diretor-executivo do ITV) abremaula inaugural da 2ª turma do mestrado
“Ensinar não é formatar, mas inspirar as pessoas a se transformarem e a mudarem a realidade da qual fazem parte”, afirma Álvaro Prata.

A reitora da UFOP, Cláudia Aparecida de Lima, destacou a importância da parceria firmada entre a academia e a inciativa privada para garantir o desenvolvimento tecnológico e social da região. “Tenho certeza de que o programa, que hoje inicia a sua 2ª turma, poderá em breve gerar bons frutos para nossa sociedade”.

O diretor científico do ITV Mineração, Laurindo  Leal, afirmou que o objetivo do curso é formar pessoas que sejam capazes de gerar soluções tecnológicas inovadoras, uma vez que terão o conhecimento da empresa mineral aliado à formação técnica, permitindo condições ideais para enfrentar os desafios e problemas da atividade.

Oportunidade

Gabriel Guieiro, engenheiro de Controle e Automação da Vale na Mina de Brucutu, em Minas Gerais, aluno da nova turma de mestrado, avalia que ingressar no curso representa uma oportunidade de aproximar o ambiente empresarial do acadêmico para aproveitar o melhor de cada um deles no seu dia a dia profissional. “Espero que o mercado receba as inovações da academia e a academia entenda a demanda do mercado por tecnologia”.

O curso​

A 2ª turma do Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos em Mineração teve início no último dia 10 de março e tem as seguintes linhas de pesquisa: Instrumentação no Processamento de Minérios; Análise e Projeto de Sistemas de Controle Avançado; Tecnologias da Informação, Comunicação e Automação Industrial; Robótica Aplicada à Mineração. O curso acontecerá  em Ouro Preto, com duração de 24 meses.

14-03Laboratórios

Novos alunos e convidados visitam laboratórios do ITV. Foto: Raquel Fantoni