07/12/2016

Com o projeto de pesquisa fruto de uma parceria firmada entre o Instituto Tecnológico Vale (ITV), Vale Fertilizantes e Universidade Federal de Lavras (UFLA) intitulado: “Desenvolvimento de um Produto para Uso agrícola, a partir da Reciclagem de um Rejeito da Indústria de Fosfatos”, o pesquisador e atual diretor científico do ITV, José Oswaldo Siqueira acaba de ser agraciado, com a menção honrosa na categoria Pesquisador Sênior do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – edição 2015.

Da direita para esquerda: José Oswaldo Siqueira (Diretor Científico do ITV); Mário Neto Borges (Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) e Álvaro Prata (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI).

O Prêmio é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), com patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nesta edição, bateu recorde de participação com 399 trabalhos inscritos.

A menção honrosa foi atribuída ao pesquisador José Oswaldo Siqueira que também é professor emérito da UFLA/Departamento de Ciência do Solo – DCS, na categoria Pesquisador Sênior. Oficialmente, o prêmio é estendido à toda a equipe de pesquisa, composta pelos pesquisadores Sérgio Leite Rodrigues (Vale Fertilizantes), Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Lucas Alberth Ribeiro do Valle (DCS/UFLA), Silvio Junio Ramos (Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável), Enio de Tarso de Souza Costa e Hamilton Seron Pereira (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

José Oswaldo Siqueira (Diretor Científico do ITV) recebe homenagem do senhor Mário Neto Borges (Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

“Fábrica-laboratório-patentes-publicações-reconhecimento”. Essa é a síntese apresentada pelo pesquisador José Oswaldo Siqueira ao comentar sobre o prêmio. “Trata-se de uma ação bem concebida, articulada, multi-institucional e que atendeu aos objetivos. Uma equipe que deu certo”, comentou.