Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração

Conheça o curso

Mestre em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (PROFICAM), coordenado em associação no âmbito do convênio firmado entre a Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Tecnológico Vale - UFOP/ITV, visa atender à demanda da empresa do setor mineral e fomentar a sinergia entre o estudo investigativo, o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a produção e a indústria.

O PROFICAM é um curso presencial de caráter multidisciplinar e interdisciplinar que conduz o aluno ao título de Mestre em Engenharia de Controle e Automação e objetiva à formação inovadora no que tange às abordagens científicas e tecnológicas sobre as linhas de pesquisa adotadas. Tal formação proporciona ao aluno uma visão ampla sobre o tema, permitindo-lhe ser capaz de: (I) conhecer e desenvolver técnicas de pesquisa e modelagem de sistemas de automação; (II) modelar e realizar pesquisa experimental em processos, sistemas de instrumentação, controle e automação; (III) conhecer as metodologias para simulação de sistemas de processamento mineral; e (IV) instrumentar e automatizar processos de mineração.

Perfil do aluno

Profissionais com perfil variado, com formação ou experiência nas seguintes áreas: I) engenheiros da Vale; II) candidatos externos com graduação em engenharia ou ciência da computação.

Inscrições ABERTAS

Duração do curso
  • 24 meses
  • 360 horas

Docentes

O Instituto Tecnológico Vale Mineração conta com uma infraestrutura de ponta, com laboratórios e biblioteca para apoiar nos seus estudos. Conheça nossas unidades
Avenida Juscelino Kubitschek, 31, Bauxita
Ouro Preto, Minas Gerais (Brasil)

+55 (31) 3252-7352